Maquiagens Definitivas X Reações Alérgicas
(por Júlia Goedert)










Maquiagem definitiva (permanente), ou micropigmentação, é uma prática semelhante à tatuagem que substitui o ritual diário de disfarçar pequenos defeitos nas sobrancelhas, nos olhos e lábios. A técnica se baseia na micropigmentação da derme, ou seja, o técnico especializado utiliza instrumentos adequados para aplicar a cor certa no lugar certo na sua pele, assim, quando bem aplicado, a aparência desejada é notável de imediato

Micropigmentação, também conhecida como maquiagem definitiva, favorece muito as mulheres modernas, pois defini, acentua e corrigi imperfeições em sobrancelhas, lábios, olhos, cicatrizes e aréolo-mamilar, nela, são usadas sais de ferro (não tóxicos) para evitar reações alérgicas. Atualmente, muitas pessoas acreditam ainda que maquiagem definitiva é a mesma coisa que tatuagem e a duração é de 10 anos. Na Maquiagem Definitiva ou Micropigmentação utilizam-se pigmentos diferentes dos da tatuagem. São pigmentos especiais que dão uma coloração mais natural à pele e não penetram tão profundamente quanto os da tatuagem. Antigamente, os pigmentos e as técnicas eram praticamente as mesmas da tatuagem e até hoje vemos sobrancelhas com coloração esverdeada ou azulada que foram feitas pelas técnicas da tatuagem.

Quando feita com anestesia, consegue-se introduzir o pigmento de maneira mais profunda, assim, a duração é prolongada.

Para fazer uma maquiagem definitiva é necessário avaliar vários fatores que podem interferir seriamente na vida de uma pessoa, como por exemplo, se o local utiliza materiais descartáveis, se o local é de boa procedência, o profissional deve realizar um teste antes e o material deve ser totalmente hipoalergênico para as peles sensíveis não sofrerem irritações durante o processo.

Muitas mulheres optam pela utilização da maquiagem definitiva para economizar tempo diante do espelho na busca de se produzir a fim de ficar mais bonita. Mas não precisamos nos ater principalmente nessa utilização, pois podemos destacar o uso da maquiagem definitiva ou permanente para corrigir imperfeições ou camuflar alguns defeitos que surgem decorrente da idade ou fatores genéticos.

A mesma técnica pode ser utilizada para corrigir quando a maquiagem definitiva estiver com cor indesejada ou alterada pelo tempo, devido a pigmentos de não adequados. Antigamente, pensávamos que o que estava feito não poderia ser mexido. Agora, com o processo inverso e com a tecnologia de ponta poderemos apagar, alterar e melhorar a sua maquiagem. O que é mais importante, tudo sem dor. Este tipo de trabalho só poderá ser feito com o pigmento correto e como profissional bem preparado para atuar na área.

0 comentários:

Postar um comentário